CURADORIA DE RESIDÊNCIAS ARTÌSTICAS "DREAM FACTORY" CREART-AVEIRO 2019
A exposição "Dream Factory", fase final das residências artísticas com 3 ceramistas convidadas de 3 cidades europeias, foi inaugurada no Museu de Aveiro / Santa Joana no dia 29 Novembro e esteve aberta ao público até 8 de Dezembro de 2019.
A Residência Artística fez parte do projecto CreArt | Rede de Cidades para a Criação Artística, que foi integrada no programa da XIV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.
Intitulada "Dream Factory" e com curadoria de Madina Zinganshina, a residência foi vocacionada para a cerâmica artística e reuniu em Aveiro as artistas que desenvolveram, durante 1 mês, os seus projectos entre a tradicional Olaria Felica e a Vista Alegre, entidades que colaboraram com a CM Aveiro neste projecto, explorando as potencialidades, texturas e formas que o barro e a porcelana proporcionam e dando vida a peças contemporâneas com forte influência da cultura local.
PARTICIPATING ARTISTS
"Dream Factory"
Ieva Betašiūtė-Grosbaha inspirou-se no ritmo arquitetónico da cidade e nos motivos da ria e dos campos em redor, bem como na dinâmica de produção e vida na fábrica da VA para criar o seu projeto 10000 Steps, composto por peças esculpidas por si, que conjuga com outras pintadas a partir dos modelos da Vista Alegre.
Agata Lučić descobriu, na Olaria Felica, a arte da azulejaria portuguesa, criando um conjunto de 80 azulejos individuais pintados com motivos inspirados no comércio e artesanato local e nas coisas e personagens que observa quando deambula pelas ruas de Aveiro. Associa-lhes 40 figuras escultóricas pequenas que, no seu todo, dão corpo à obra Mini Mercado.
Anna Johnston, na Oficina Felica, esculpiu manualmente um conjunto de potes e jarros de barro vermelho com decoração inspirada na água, algas e folhas, intitulada "Urban Stillness"